O QUE DEUS ESPERA DOS MEUS RELACIONAMENTOS

relacionamentos

Mateus 7:1-5

 

A igreja não um lugar de seres perfeitos, mas ao mesmo tempo Deus tem expectativas mínimas com relação aos que são seus.

Por isso Jesus no Sermão do Monte vai tratar sobre estas expectativas que Deus tem com relação aos seus discípulos e que são básicas na vida cristã.

A primeira coisa que Jesus vai nos ensinar é que nos nossos relacionamentos não devemos tomar a postura de juizes. Podemos até ser críticos, mas juízes não. Estamos todos entre os que serão julgados. E o seremos com maior severidade se nos atrevermos a julgar os outros (v.2) A ordem para não julgar não é uma exigência para que sejamos cegos, mas antes uma exortação a sermos generosos. Jesus não nos pede que deixemos de ser humanos, mas que renunciemos a presunção ambiciosa de sermos Deus, colocando-nos na posição de juízes.

O segundo ensino de Jesus é que nos nossos relacionamentos não devemos ser hipócritas. O hipócrita é aquele que exagera as faltas dos outros e diminui ou encobre a gravidade das suas. Tendo a aparência de bondade, transforma a situação em um meio de inflar o seu próprio ego. Ele sempre procura exaltar-se “pisando” nos outros para obter superioridade moral. Jesus é claro em afirmar que somente removendo a viga do nosso próprio olho, poderemos ver claramente a melhor forma de remover o cisco do olho do nosso irmão.

Por fim Jesus irá afirmar que a maior expectativa que Deus tem é que hajamos como verdadeiros irmãos. Todos temos responsabilidade com o corpo de Cristo. O dever é ter autocrítica e bom senso. Com a claridade da “nossa visão espiritual” restaurada pela remoção, poderemos ver melhor o “cisco” do nosso irmão. Em síntese aprendemos que nos nossos relacionamentos precisamos ser tão críticos conosco e com os nossos como somos geralmente com os outros, e tão generosos com os outros como sempre somos conosco. (v.12)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s