Hora de Dizer Sim – Hora de Dizer Não

download

Daniel 3:1-10

Você já sentiu dificuldade de tomar uma decisão ? Que parâmetros você usa para decidir quando dizer sim e não? Mesmo quando não fala especificamente, a Bíblia nos dá princípios que nos ajudam a dizer sim e não diante das mais diversas situações da vida. A história de Daniel e seus três amigos é um bom exemplo disto.

Daniel foi levado cativo entre os nobres para o cativeiro babilônico. Neste contexto ele enfrentou grandes desafios, pois estava na “universidade babilônica” do rei, segundo os costumes da babilônia,  sendo preparado para servir em cargos de confiança. Como reagir diante de uma situação onde a possibilidade ascensão é grande,  mas o padrão não era o que Deus tinha determinado?

Dentre os cativos que viveram esta situação, vamos encontrar basicamente 3 tipos de pessoas: os “alpinistas sociais”, os fariseus e aqueles que permaneciam fiéis. Daniel e seus três amigos estavam neste último grupo. Mas como conseguiam isto numa situação de tanta pressão contrária?

A primeira providência foi a de forma um grupos de amigos da mesma fé, evitando o complexo de Elias. Eles se ajudavam mutuamente tanto nas dificuldades como nas vitórias. Através desta comunhão com Deus e com os irmãos que encontraram a sabedoria para dizer sim e não na hora certa. Então vamos ver quais os critérios que os orientaram nesta situação:

Diferenciar “forma e essência” –  Eles não tomaram nenhuma atitude diante da mudança de seus nomes, pois isto para neles não era uma coisa essencial. Eles disseram “sim”.

Viver para glorificar a Deus –  Aceitaram o cargo de servir no alto escalão da administração babilônica porque viam nisto uma oportunidade de glorificar a Deus. Eles disseram “sim”.

Não comprometer a sua fé – Estudar a cultura babilônica e servir no alto escalão não comprometia a fé, mas prestar culto ao imperador era outra história. Eles disseram “não”.

A vida cristã passa por todos esses momentos. Hoje existem muitas “Babilônias” que exigem escolhas, decisões e posturas para que nos amoldemos e nos conformemos ao “padrão” estabelecido por elas. Qual tem sido a sua atitude diante das “babilônias” modernas? A de um “alpinista social”, a de um “fariseu” ou a de Daniel e seus três amigos?

Que o Senhor nos ajude e oriente a fazermos escolhas certas na de dizer “sim” e “não”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s