TATUAGEM BENÇÃO OU MALDIÇÃO?

Você fez ou gostaria de fazer uma tatuagem? Você e contra ou a favor de tatuagens? A tatuagem ou dermopigmentação é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas. Existem evidências muito antigas na arqueologia desta prática, são encontradas na Europa, China, Japão e regiões da África. Nas civilizações mais antigas da humanidade as pessoas desenhavam sua pele com pigmentos de plantas e minerais injetados com instrumentos pontiagudos de madeira e osso. Esta prática é uma forma comum de expressão artística, identidade sexual, identificação com determinado grupo político, social como tribos urbanas etc. Nos nossos dias se torna cada vez mais comum a tatuagem apenas como um elemento estético enfeitando o corpo. Bom quando o assunto é tatuagens as opiniões se diferem seja na sociedade de modo geral, nas religiões, nas famílias e também entre as gerações.

De modo clássico temos a grande divergência entre pais contra e filhos a favor, dos professores contra e dos alunos a favor. Contra tatuagens, ou contra determinados tipos de tatuagens, contra baseado em valores religiosos, por questões de saúde pública, pelo fato que é algo praticamente irreversível. O fato é que tatuagem é um assunto polêmico e não poderia ser diferente. Fazer uma tatuagem implica em muita responsabilidade e ai que mora o perigo, pois as grandes maiorias das tatuagens hoje são feitas na adolescência período de pouca maturidade, a escolha é feita sem refletir em questões futuras como vida profissional, questões estéticas da velhice e principalmente o amadurecimento que produz mudanças de valores e princípios. Aos 41 anos de idade não escuto e muito menos admiro a maioria das bandas de rock que ouvia na minha adolescência, meus ídolos da juventude de modo geral aqueles que sobreviveram as drogas são figuras nada admiráveis, mas na época vários de meus amigos tatuaram seus nomes ou suas ideologias sem fundamentos no corpo. Não deixei de fazer isto por ser, mas esperto que meus amigos, mas por ter tido uma família que soube como dizer não para mim. Fazer uma tatuagem envolve riscos de saúde que são conhecidos e bem divulgados pelos órgãos de saúde, risco de várias doenças que podem ser transmitidas na ocasião da aplicação da tatuagem. Isto inclui doenças incuráveis e mortais que são transmissíveis por meio de sangue contaminado.

Como lidar com a tatuagem hoje no contexto cristão, o que dizer a um jovem cristão sobre seu desejo de fazer uma tatuagem? Eu diria que não existe um texto bíblico que trata diretamente sobre o tipo de tatuagem que se conhece hoje, para usar a bíblia com relação ao tema é preciso recorrer aos princípios bíblicos e caso a caso refletir e tomar decisões coerentes desprovidas de preconceito ou ignorância.  Eu não afirmaria que fazer uma tatuagem é pecado e não subestimaria a possibilidade de pecar ao fazer uma tatuagem. Tenho percebido que o grande estímulo das novas gerações tem a ver com a estética e não com outros ideais. O apelo a sensualidade é muito forte na escolha da tatuagem. Uma tatuagem que chama atenção para o corpo precisa ser muito bem avaliada. A bíblia tem regras para a vestimenta discreta, portanto os adereços que usamos no corpo ou uma tatuagem precisa ser avaliado no princípio bíblico da moderação e não no padrão deste mundo. Fazer uma tatuagem, colocar um adereço que necessite de perfurar o corpo é algo que precisa de cuidados especiais. Seja um brinco, um piercing ou uma tatuagem a motivação precisa ser muito bem avaliada. Um princípio importante das escrituras a respeito de casos sobre os quais a Bíblia não lida especificamente é que, se há dúvidas se isto agrada ou não a Deus, então é melhor não fazê-lo. “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado” (Romanos 14:23).

Se a tatuagem planejada esta gerando uma crise familiar ela deve ser desconsiderada, o honrar pai e mãe são valores inquestionáveis na Bíblia. Se o local ou a imagem desejada promove a sensualidade não tenha duvida que princípios bíblicos esta sendo quebrados.  I Coríntios 6:19-20 nos dá um princípio: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” Esta grande verdade deve sempre pesar no que fazemos e até onde podemos ir em relação a nossos corpos. Para cristão verdadeiro fazer uma tatuagem exige cuidados para não tratar o tema de forma superficial. Particularmente não sou contra a tatuagem e não a vejo como um símbolo de maldição a não ser que a imagem aponte para isso, mas aplicar uma tatuagem no corpo não pode ser um ato de rebeldia que ignore todas estas questões citadas. Porém gostaria de ressaltar que o uso de adereços no corpo em geral tem mais ligação ao contexto cultural de um povo ou pessoa que ao contexto espiritual. Para alguns, o uso de piercing, tatuagens, maquilagem, tintura no cabelo e qualquer outro elemento estético é aceito com naturalidade e em nada contraria a sua fé ou seu relacionamento com Deus. Já para outras pessoas ou grupos podem significar uma afronta à santidade de Deus. Gostaria de concluir este texto lembrando que: Existem piercings e “piercings”, tatuagens e “tatuagens”. Piercings agressivos e tattos com figuras questionáveis, o que realmente conta na vida de um servo de Deus é que:  “Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus”. (Cl 3.17)

Márcio Tunala

Fonte: http://tunala.wordpress.com/2012/06/03/tatuagem-bencao-ou-maldicao-2/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s