MENTES CHEIAS E VAZIAS


O ditado popular afirma que “mente vazia é oficina do diabo”. Mas mente cheia também o é. Isto porque, o que define a nossa fragilidade em relação à ação do inimigo em nossas mentes, é o quanto ela está ocupada por coisas que são dele ou de Deus.
O que ocorre é que quando a nossa mente não está cheia das coisas de Deus, provavelmente os outros espaços são preenchidos por coisas que O desagradam.
Nestes tempos pós-modernos, da informação rápida e superficial, da supervalorização da imagem em detrimento do conteúdo, existe uma grande armadilha na qual a maioria de nós já caiu: ocupar a mente e os pensamentos com coisas que não trazem qualquer edificação.
Ao sair na rua e ver outdoors, ao acessar a Internet, ao ligar a tv, ao cantar uma canção, ou ao folhear uma revista nos defrontamos com “sugestões” que nos levarão a pensar o que não devemos e não queremos.
Até aí não há grandes novidades pois como diz João “sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno” (I João 5:19-BLH), dada a passividade com que a humanidade é controlada por ele.
A grande questão é o que nós como cristãos estamos fazendo com relação a estas sugestões. O segredo está em preencher a nossa mente em todos os seus espaços com coisas que agradam a Deus e com as quais Ele se alegra.
O apóstolo Paulo afirma isto claramente: “encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.” (Filipenses 4:8-BLH). Uma das idéias centrais neste texto é a excelência.
Isto não acontece da noite para o dia e não é algo feito de uma só vez. É resultado do exercício de disciplinas espirituais como por exemplo a leitura da bíblia e oração. Além disso não basta enchê-la uma vez e pronto. É preciso mantê-la cheia, inundada, transbordando das coisas de Deus.
Como um veículo que precisa reabastecer para continuar a sua trajetória, a nossa mente precisa ser reabastecida diariamente pelas coisas de Deus para que não haja o risco de pane.
Se fizermos assim, como ensina Paulo “dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.” (II Corintios 10:5b-BLH).
Se a sua mente tem espaços vazios, cuidado! Ela é um prato cheio para Satanás. Mas olha lá o que vai colocar dentro dela!

* BLH – Biblia na Linguagem de Hoje/SBB

Anúncios

Uma resposta em “MENTES CHEIAS E VAZIAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s